OPERACIONAL:

(81) 3312.7153 | 9.8883.7722

E-mail COMERCIAL:

comercial@elus.com.br

E-mail ATENDIMENTO:

sac@elus.com.br
Área do Cliente

Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. A ELUS tem sua gestão e operação pautadas pelo compromisso com a sustentabilidade. São diretrizes dessa atuação:

• POLITICA AMBIENTAL

A ELUS está no mercado disponibilizando serviços e produtos relacionados à proteção do meio ambiente, por isso busca no desenvolvimento de suas atividades de gerenciamento, transporte e coleta de resíduos, a conservação ambiental contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, vizinhos e clientes. Em termos de Meio Ambiente, assume o compromisso firmado com toda a organização, de melhorar continuamente todos os aspectos relevantes à atividade da empresa em relação às questões ambientais, expondo suas intenções e seus princípios:

• Atender as normas, leis e requisitos aplicáveis; • Melhorar continuamente os processos que gerem impactos ambientais, através do Sistema de Gestão Ambiental; • Apoiar o desenvolvimento sustentável; • Prevenir a poluição através da reciclagem e reaproveitamento, minimizado a produção de resíduos, além de racionalizar o uso de recursos naturais; • Disseminar ações para a educação ambiental, treinando seus funcionários.

• PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS- PGRS

O Gerenciamento de Resíduos Sólidos estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos gerados por alguma atividade. O procedimento de gerenciamento de resíduos está no Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS. Os resíduos gerados na planta da ELUS são monitorados de acordo com Controle de Resíduo- RGMA-09.

• CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
O Programa de Conscientização Ambiental está subdividido em:

• Recicla o Papel
É realizado através da redução e reutilização de papel nos setores, tais como: redução de tamanho de manifestos e certificados emitidos, reutilização de cópia para rascunhos ou impressão de documentos para análise em folhas de rascunho. O controle é realizado através de pesagem de resíduo de papel gerado na planta da ELUS.

• Reduza o Copo
A redução é realizada através da utilização de garrafas squize ou copos individuais, sua distribuição é realizada durante a SIPATMA- Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente. O controle é realizado pela segurança do trabalho através de levantamento de utilização de copos descartáveis antes e após a distribuição de garrafas nas campanhas.

• Redução da utilização da água e da geração de efluentes domésticos
É realizada através de sinalização nas áreas de utilização deste recurso natural, sendo a utilização da água controlada pela segurança do trabalho na gestão de seus indicadores.

• Coleta Seletiva ELUS
A coleta seletiva é um programa ambiental para gerenciamento de resíduos sólidos, que tem como objetivo facilitar a redução, a reciclagem ou reuso, possibilitando um destino especifica para cada tipo existente, sendo esta controlada por planilha de controle de resíduos.

• Redução de Resíduos Sólidos
A redução da geração de resíduos sólidos na ELUS será incentivada através do uso consciente dos materiais utilizados pelos colaboradores, durante as atividades de apoio à gestão, a partir das boas práticas seguintes ou de outras aplicáveis: reutilização de papel, pastas, envelopes e uso de coletores específicos.

• Reduza a Energia
A redução do consumo de energia elétrica poderá ser incentivada através do uso consciente do recurso, a partir das boas práticas como apagar as luzes e desligar os computadores no intervalo do almoço ou de locais que não estejam em uso. O programa estabelece entre outras coisas o uso de placas informativas instaladas nos setores, chamando a atenção quanto a utilização de energia (Apague a Luz ao sair);

• Reduza a Poluição do ar e o aquecimento global;
Atuação para que haja a disseminação do conhecimento de como a poluição atmosférica e o aquecimento global afetam os climas do planeta, a biodiversidade e de que forma estes poderão afetar o futuro da humanidade através de treinamentos e do monitoramento de fumaça preta dos veículos que fazem parte da nossa frota.

• PLANO DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL
Apresenta os procedimentos a serem adotados em situações emergenciais que eventualmente possam ocorrer, resultando em atuações rápidas e eficazes visando preservar a integridade e saúde dos funcionários, a segurança das comunidades circunvizinhas, outras comunidades que por ventura sejam afetadas e à preservação ambiental. Os controles são realizados através de simulados com as equipes de brigada e demais colaboradores sobre a atuação em situações de emergência.

• CONTROLE DE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
O Controle das legislações ambientais é realizado através de sistema CAL IUS NATURA mensalmente sendo atualizados sempre que evidenciado nota em sua caixa de e-mail de responsáveis pela gestão de acordo com o PGMA-02.

• EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIRCUNVIZINHANÇA ATRAVÉS DE VISITAS TÉCNICAS
Serão consideradas visitas técnicas toda visita recebida pela ELUS, seja ela de fornecedor, cliente, circunvizinhança sendo elas agendadas antecipamente por telefone ou e-mail. São evidenciados através de livro de visita e/ou fotos durante a realização da mesma.

• TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS E SANITÁRIOS
Visando o adequado gerenciamento de seus efluentes líquidos, a ELUS inicialmente identifica com base na sistemática descrita no programa serão controlados através do Registro RGMA- 04- Planilha de Gerenciamento de Efluentes.

• CONTROLE DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
O controle de Emissões atmosféricas é realizado em toda a frota da ELUS através de teste de opacidade realizado pelo programa Despoluir. Com relação as emissões de CO2 referente a utilização de condicionador de ar, são controlados através de manutenções preventivas e limpeza dos mesmos.